É sabido que a Nintendo nunca havia dado muita relevância para o sistema de mídia digital, afinal nunca nenhum de seus títulos de peso das plataformas atuais havia saído como conteúdo via download. Mas, com a mudança no paradigma da Nintendo e o lançamento simultâneo de New Super Mario Bros. 2 3DS e Five Minute Demon Training (Onitore), o “esperado” aconteceu: a eShop Japão, loja online do Nintendo 3DS, rateou, rateou e caiu.
Muitos encarariam essa notícia como mais um fail da companhia japonesa, mas eu enxergo a situação com outros olhos: a Nintendo subestimou o poder da mídia digital e tem tudo para aprender com esse problema.
E caso a situação se mantiver assim, com boas vendas e com muitos usuários utilizando os servidores, a Nintendo terá que melhorar as condições de seus serviços online e também se sentirá encorajada a lançar mais títulos via mídia digital e física.
A Nintendo é conhecida por ser uma empresa que não abraça a mudança de paradigmas internos tão cedo: demorou a entrar no mercado de mídia via download assim como demorou a sair do cartucho para os CD’s. Esses sustos que a Big N toma servem para que ela aprenda a seguir em frente.
O caso agora é esperar o lançamento digital de pelo menos New Super Mario Bros. 2 3DS na eShop Brasil para vermos se ela acertará os servidores e os valores dos jogos.