Em 1999 saiu um jogo que poucos conheceram ou ouviram falar, mas quem pôde apreciá-lo nunca esqueceu. Omega Boost foi um marco na minha vida de gamer, nos tempos que ainda podia jogar por infinitas horas sem me preocupar com o amanhã.

A introdução misturando CG com atores reais foi (e ainda é) muito bem trabalhada e inspira o jogador a sentir a emoção que será esta jornada no espaço. Você é um piloto do mecha Omega Boost, que vai para o futuro para deter uma IA de nome Alpha Core que tenta (tentará) alterar ENIAC, o primeiro computador, e se tornar a máquina mais fodástica que já existiu.

A movimentação é um tanto quanto complicada pra quem não treinava muito, que lembra muito Star Fox, outro rail shooter que merece um review especial, tinha o tiro comum e a outra mira era travada em muitos inimigos ou em vários pontos de um mais parrudo, carregado, o tiro lançava uma rajada que direcionava cada um dos raios nos pontos selecionados. O mecha usa um boost que o faz acelerar, girar e desviar de tiros e fica um efeito blur muito bonito parecido com o Ridge Racer Type 4.

Tinha ainda o Viper Boost, que só fui aprender a usar depois de terminar o game umas 3 vezes. Lembro da sensação que foi chegar à última fase. Destruindo um sub-chefe com uma música calma, vindo um clarão e iniciando a música de abertura, fiquei em êxtase chamando meu irmão pra acompanhar a emoção que sentia no momento… mas creio que ele não entendeu =´(

Sobre a trilha sonora, a versão que joguei era a japonesa, que das músicas muitas escuto até hoje, a banda Feeder na introdução deixa o jogador pronto pra destruir tudo pela frente. Lembrando da ótima musica tocada na Zone 5, deixa você muito empolgado com a ação. Sem dúvida, uma das melhores trilhas sonoras de todos os games que já joguei. Pra quem não jogou precisa imediatamente experimentá-lo, jogue a versão japonesa, pois tem as melhores OSTs do que a versão européia e americana.

Omega Boost foi criado pela Polyphony Digital, a mesma de Gran Turismo, que também fez o Motor Toon Grand Prix, como podemos ver a empresa já criava bons games antes do GT. Omega Boost teve uma vendagem baixa, isso com o auxílio dos críticos de games que diziam ser muito curto (somente 9 fases) e muito simples, Mas tem um dos melhores gráficos do PS One e roda em 60 frames por segundo!

Não tenho dúvidas que este Omega Boost inspirou diretamente em criar Zone of the Enders do Hideo Kojima (Metal Gear), que espero poder falar dele algum dia. Agora você deve estar achando que sou fanático por Gundan, Evangelion e afins… não sou, mas sei reconhecer uma obra prima dos games quando vejo… aliás, quando jogo.

5 COMENTÁRIOS

  1. um otimo jogo!! foi realmente um pena ele não ter tido uma continuação!! omega boost de fato é um marco pois surpreende muito o jogador; tem uma trilha sonora super interessante ( eu tembem tive o praze de jogar a versão japonesa ) e uma jogabilidade muito doida. O mais interessante é que, mesmo voce terminando o jogo ( no meu caso foram muitas vezes e, numa delas, consegui o famigerado rank s e todas as fazes extras ), voce não consegue enjuar de jogar porque o clima do jogo é intenso!! Aliais, se alguem tiver o link das OSt ahe pra baixar, eu ficaria muito agradecido.

  2. Que saudade desse jogo. Tinha uma história engraçada, meio que
    Exterminador do Futuro… o cara teria que ir ao passado, trocar uma
    válvula do primeiro computador ENIAC, primeira Inteligência Artificial
    para proteger o futuro da SKYNET…

  3. Que saudade desse jogo. Tinha uma história engraçada, meio que Exterminador do Futuro… o cara teria que ir ao passado, trocar uma válvula do primeiro computador ENIAC, primeira Inteligência Artificial para proteger o futuro da SKYNET…

    •  Tenho a OST, mas faltam duas músicas que nunca consigo achar, 11 e 12. Lembro daquela época, muita treta de encontrar MP3 de jogos um tanto desconhecidos.

Comments are closed.