Jogos usados é uma boa alternativa de aproveitar cada vez mais o seu video game, mas isso pode acabar em breve. Conforme informações publicadas na internet e que apareceram no fórum da NeoGAF, a Sony registrou uma patente que impede o uso de jogos usados em seus consoles.

A patente, que foi registrada em Dezembro pela Sony Computer Entertainment Japan, indica o seguinte funcionamento: todos os discos de jogos serão registrados para uma conta de usuário na sua primeira leitura, sem precisar de uma conexão à internet, criando um link entre disco e usuário, sempre efetuando essa verificação. Caso o disco tente ser lido em um outro console ele irá verificar se já está registrado a um outro, e caso esteja irá impedir a sua leitura. A documentação da patante explica que essa é uma medida da Sony em combater a venda de jogos usados e garantir uma distribuição honesta dos seus jogos.

A Sony não confirmou tais informações, e apesar da patente ter o seu registro – você pode conferir clicando aqui – é difícil entender o mecanismo por trás dessa tecnologia. Talvez as lojas de jogos usados podem estar com dias contados.