A Nintendo surpreendeu a todos na manhã de hoje com a informação de que não terá uma grande apresentação na E3 2013, o principal evento sobre jogos e entretenimento eletrônico.

Conforme declarações de Satoru Iwata, presidente da Nintendo Japão, a Nintendo irá se reunir com distribuidoras, imprensa e desenvolvedores em eventos menores e com focos específicos. Ela estará na E3 desse ano, mas com pequenos estandes para seus jogos e demonstrações para o público, e não fazendo uma grande apresentação ao lado das concorrentes Microsoft e Sony.

O motivo veio por conta dos bem sucedidos programas Nintendo Direct, que vem mostrando regularmente novidades da empresa e anúncios de novos jogos para seus sistemas Wii U e Nintendo 3DS. A Nintendo of America informou em declaração que terá ainda pequenos eventos antes da abertura da E3 2013, mas que seu contato será segmentado.

A Nintendo recentemente divulgou em nota que teve um prejuizo de U$ 366 milhões, marcando o segundo ano de lucro operacional negativo. Além da informação, o Wii U não atingiu a meta esperada de 4 milhões de unidades vendidas (foram 3,45 milhões), mas o Nintendo 3DS continua sendo o portátil mais vendidos no Japão e Europa.