A Microsoft apresentou em evento ocorrido em Nova York, na manhã de quarta (26), novidades de seus produtos, como o novo Surface Studio, e serviços para Windows 10 e o console Xbox One. Entre novos recursos e ferramentas, foram apresentados também seus óculos de realidade virtual.

Ainda sem nome definido, os óculos de realidade virtual serão compatíveis com o Windows 10 Creators e prometem ser o primeiro aparelho a funcionar com realidade mista – que vai desde a imersão da realidade virtual a integrações diversas em ferramentas com suporte a 3D, como o também anunciado Paint 3D, SketchUp e o navegador Edge (que terá total integração com VR).

Empresas como a Asus, HP, Acer e Dell estão trabalhando em parceria com a Microsoft para desenvolver seus próprios óculos, e tem previsão de chegada ao mercado em 2017 pelo valor sugerido de 299 dólares. De acordo com Terry Meyers, responsável pelo Windows and Devices Group, “enquanto acessórios VR com menos imersão atualmente custam mais de $500, ou precisam de um novo equipamento caro, estes acessórios serão mais baratos e funcionam com portáteis e PCs acessíveis.” Meyers também disse que não será necessário o uso de equipamentos extras, como câmeras, para o seu funcionamento.

Apesar de não darem informações sobre a integração com o Xbox One, é possível afirmar que no futuro os óculos venham a funcionar em jogos desenvolvidos para o console e Windows 10. Vale ressaltar que os aparelhos foram pensados para a criação de conteúdos para PCs, como sugere o video abaixo.

https://youtu.be/Itc5ihHDAnY

Além dos óculos de realidade virtual, a Microsoft também falou de novas ferramentas para o Xbox One e Windows 10. O principal destaque foi a ferramenta Beam, que permitirá o streaming de partidas com integração da audiência de forma rápida e acessível, integrado também ao Windows 10. Não foram divulgadas informações sobre o streaming de jogos em 4K.

Outra ferramenta é o Arena, possibilitando a criação de partidas e campeonatos personalizados, definição de regras, progresso dos jogadores e integração a jogos, independente da plataforma escolhidas.

Os dois recursos, assim como os óculos de realidade virtual, estão previstos para o meio do ano que vem.

via Windows Blog, Blog do Xbox