Nesta edição, eu resolvi deixar a Nintendo um pouco de lado, porque na matéria anterior eu falei demais só de jogos que na maioria das vezes pertenciam a Nintendo, vamos aqui agora pular pro lado mais Sega e jogos Arcade da nova geração (Porque não existe apenas jogo de plataforma na geração antiga, claro).

Mas bem, vamos começar com um da geração velha:

Alex Kidd (1986 – 1990)

O ex-mascote da SEGA, orelhudo, Alex Kidd. Ele deve manter a angustia e raiva pelo Sonic até hoje, seu primeiro jogo foi em 1986, o jogo contido na memória do Master System II, que inicialmente não era o mascote da SEGA, mas o jogo fez um sucesso inesperado e o orelhudo acabou se transformando no mascote.

O jogo é o bem típico plataforma mesmo, mas, tinha uns power ups pra comprar ou trocar (Esse trocar quer dizer: Jogar Jo-Ken-Po e ganhar) que eu achava muito foda, andar de moto pela tela ainda continua divertido até hoje.

O Alex teve um total de seis jogos, o primeiro em 1986, Alex Kidd in the Miracle World (No Mundo do Milagre, WOOOOW!!), Alex Kidd BMX Trial (1987) que foi lançado apenas no japão, Alex Kidd and the Lost Stars (1988), Alex Kidd in the High-tech World (1989), Alex Kidd in the Enchanted Castle (1989) e o último: Alex Kidd in Shinobi World (1990), então, Sonic chegou e deu um pé na bunda de Alex. Depois disso, Alex só fez aparições em alguns jogos que normalmente juntam personagens da SEGA (Sega Tennis, Sega All Stars Racing, etc).

Eu joguei bastante o de Master System por emulador, mas eu joguei mais ainda o Enchanted Castle de Megadrive no próprio console, ainda não joguei o Enchanted Castle depois que joguei o Miracle World, então, na minha lembrança o Enchanted Castle fica como melhor.
Acima, um print do Alex Kidd and the Enchanted Castle de Mega Drive.

 

Shadow Complex ( 2009 – 2009 )

Opa, ai um jogo da nova geração que tinha lhe falado no começo do Especial!

Depois de Metroid e Castlevania terem abandonado o cargo de jogo de plataforma, Castlevania nem tanto, mas Metroid creio que sim (Sniff…) não tinha encontrado mais jogos desse estilo.Você deve ter se perguntado agora “Desse estilo?Plataforma?Você citou 6 jogos já de plataforma rapaz”.

Bem, diria então, um Plataforma-Open World, sim, um jogo de plataforma com mundo aberto para explorar com seu mapinha bonitinho. Shadow Complex conseguiu estar com gráficos bonitos e manter esse ar de Plataforma-Open World muito bem no estilo 2.5D.

Você anda na camêra de plataforma, explora e acha itens importantes conforme a sua exploração, boa ou não, enfrenta uns soldados com armas de fogos e até alguns mechas.

A história do jogo, bem, sua garota resolve ir investigar umas cavernas subterrâneas, você liga no celular dela mas ela não te atende, você começa a ficar preocupado e vai atrás dela, acaba descobrindo que há alguns rolos de alguma organização nessas cavernas.

Caso você sinta saudades desse tipo de jogo, Shadow Complex é uma ótima opção pra você matar essa saudade.

Shadow Complex é um jogo exclusivamente da Xbox LIVE ARCADE e foi produzido pela Epic Games com uma parceria de Chair Entertainment. Como eu não posso tirar print do Xbox360, e a foto ficaria um lixo, fica ai um vídeo para vocês terem uma idéa do game:

Braid (2009)

E mais um jogo da nova geração! Antes de mais nada, eu queria dizer que esse jogo é BONITO PRA CARAMBA. Pronto.

Esse jogo de longe tem os melhores puzzles que já vi (Eu não joguei muito a série Silent Hill, então até podem afirmar que tenham puzzles melhores), apesar de ser um jogo de plataforma, e jogos de plataforma normalmente são focados em matar inimigos, esse game foi uma plataforma focada em puzzle e um visual bem…”drogado” eu diria.

O protagonista do jogo é Tim, um rapaz que procura sua garota que está presa com um monstro, a o longo de algumas telas você vai recebendo alguns tipos de dicas sobre o passado e motivações de Tim, e ao que se percebe, Tim procura apagar um erro que aparentemente fez com a garota, ele procura uma reconciliação com ela.

Os Puzzles do jogo se desenrola ao redor do poder de Tim de manipular o tempo, então você pode se divertir, morrer, zuar, cometer seus erros e voltar no tempo, com essas habilidades você faz seu progresso no jogo e achando alguns pedaços de quebra-cabeças para junta-los, a cada quebra-cabeça montado, uma tela nova.

O jogo tem um aspecto no visual incrível, tudo se parece com pinturas.

O jogo está disponivel na XBOX LIVE ARCADE, Windows, MAC OS X, Linux e a PSN.
Dessa vez eu posso tirar um print porque o game tem para Windows, mas o jogo merece um vídeo, desculpe-me:

Shinobi (1987 – 2003)

E voltamos a parte da SEGA e Old Gen, Shinobi!

Shinobi é um dos jogos mais estilosos que já joguei mesmo sendo Old Gen, é um dos unicos jogos que me deu a sensação de um Ninja junto a Tenchu de PSX, bem no estilo, você ataca com kunais e quando um inimigo chega perto de você, a espada pode ser usada, ou quando você der um Dash e o ataque você da uma espadada.

Bem, a história de todos os jogos é de Joe Musashi, que tem de parar o seu arqui-inimigo Ninja Master que está sempre aprontando com o clã do Joe Musashi (Só os nomes fodas-porém-clichês), eu só joguei e terminei o Shinobi III: Return of the Ninja Master.

Joe Master, digo, Joe Musashi é o único ninja de seu clã que tem os poderes certos para derrotar o Ninja Master, e aí começa sua aventura, baby!
Bom, não tem muita coisa pra falar desse jogo, é um jogo clichê na história claro, mas é um excelente game de plataforma e telas muito divertidas.
E um print que foi um pouco dificil de tirar, mas ficou estiloso pacas! Voadora ninja!

Alladin (1992 – 1993)

Yeah, um multiplataforma do tempo dos old-gens!

Esse jogo é simplesmente um dos meus favoritos no quesito plataforma, temos a fita original dele ainda ganhada do meu tio, rules man, rules!

Bem, a história do jogo é a do filme cara, e eu vou lhe falar, eu nunca assisti Alladin e acredito que isto causará polêmica e algumas pedradas nos comentários. Mas tenho algo a dizer: O filme eu não sei, mas o jogo é bom, e muito.

O Jogo foi lançado em 1992 originalmente para Sega Genesis/Mega Drive, logo depois, a CAPCOM produziu o game para Super Nintendo em 1993 com pequenas e bestas mudanças.

O jogo é tipo, um Mario-realistico-da-Arábia, você sai pulando nos bad guys fazendo as peripécias do Alladin (Leia-se Le Parkour do Alladin)

Me lembro que a trilha sonora do jogo era bem divertida também.

E assim termino mais um “Especial: Jogos de plataforma“, que, ainda pretende ter mais edições, claro!
Até a próxima pessoal, e não esqueçam de comentar!

1 COMENTÁRIO

  1. Excelentes jogos!! muito bom também ter mencionado os já não conhecidos jogos pela geração atual, os classicos (principalmente Alex Kidd) merecem muito por serem tão bons e por terem inspirados os jogos de plataforma atuais.

Comments are closed.